ALFABETINHO- Atividades Bíblicas

Educação

Entenda a situação atual da educação infantil brasileira

O Brasil ainda é um dos países mais desiguais do mundo e em relação à educação o cenário não é diferente. Portanto, é essencial conhecer a situação atual desta esfera, bem como saber quais caminhos trilhar para melhorar a qualidade do ensino no país e garantir formação de qualidade para a toda a população.

A educação infantil no Brasil

A educação infantil compreende as primeiras etapas da formação básica das crianças. Atualmente, a partir da nova BNCC, a qual deverá ser colocada em prática por todas as escolas do país a partir de 2020, esse nível educacional passa a ser dividido em três estágios, de acordo com a faixa etária dos educandos:

  • crianças de 0 a 1 ano e 6 meses;
  • crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses;
  • crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses.

A mudança para esses três estágios é uma forma de trabalhar mais favoravelmente com as novas questões que integram a educação infantil.

Dentre as quais destacamos os objetivos e os direitos de aprendizagem, bem como os campos de experiência, sempre relacionando com a etapa específica do desenvolvimento do educando.

Porém, para entendermos a situação atual da educação infantil brasileira devemos lembrar que ela estava estrutura em duas etapas apenas, a creche e a pré-escola, e abrangia as faixas etárias dos 0 aos 5 anos apenas. Na primeira fase estavam crianças de 0 a 3 anos, e na segunda, dos 4 aos 5.

Cenário de acordo com dados estatísticos

Conhecer o cenário atual dessa etapa educacional no país é possível, principalmente, por meio de alguns dados estatísticos como os que foram coletados pelo IBGE no último censo em 2017 e em seguida utilizados por outras instituições visando fornecer informações sobre temas mais específicos.

Segundo as pesquisas, o Brasil possuía no ano em questão cerca de 12 milhões de analfabetos; mais ou menos 2 milhões de crianças e adolescentes fora das escolas; e 6 milhões de crianças entre 0 e 3 anos fora das creches.

Vale salientar que no mesmo ano a população total do país era de 207,7 milhões de habitantes, dentre os quais 27 mil eram crianças entre 0 e 9 anos, ou seja, 13% da população.

Além disso, mesmo as crianças que frequentavam a escola não estavam sendo alfabetizadas adequadamente, pois cerca de 45% só concluía esta importante parte do processo ensino-aprendizagem após a idade ideal.

Portanto, diante do exposto fica claro como as desigualdades brasileiras integram também o contexto educacional.

Por isso, destacamos que a situação da educação infantil precisa de algumas mudanças e para isto, as políticas públicas, de maneira geral, devem priorizar a educação básica e construir projetos passíveis de serem efetivados.

A relevância da educação infantil na formação dos cidadãos

a educação infantil é a primeira etapa da educação básica e é o momento inicial em que os educandos começam a construir suas identidades a partir das experiências diversas, dos novos relacionamentos e dos aprendizados relativos tanto ao autoconhecimento como à descoberta do mundo que os cerca.

Inúmeras conquistam devem acontecer nessa fase da vida das crianças, dentre elas citamos:

  • desenvolvimento da autoconfiança;
  • aumento da autoestima;
  • ampliação de vínculos afetivos para além do ambiente familiar;
  • desenvolvimento da empatia e respeito pelo próximo;
  • compreensão de regras e valores sociais;
  • ganho de autonomia;
  • construção do valor de responsabilidade social.

Só que para isso devemos acompanhar com a educação Espiritual . O fenômeno do pluralismo religioso é uma máxima no Brasil, que possui uma diversidade religiosa marcante. 

Muitas escolas privadas brasileiras são fruto do trabalho de congregações religiosas. Em suas missões está prevista a prática da religião base, geralmente ligada aos ensinamentos cristãos, com o objetivo de proporcionar uma educação humanizada, priorizando valores como amor, paz, fraternidade, solidariedade e compaixão.

Pelo fato de a educação religiosa estar conectada a diversos aspectos culturais, também são comemoradas datas festivas e cultuados símbolos pertinentes à religião em questão, com a ressalva de que as famílias de outras doutrinas podem resguardar sua participação e a dos filhos.

Qual a importância da educação religiosa para a formação dos alunos?

Prevista no artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394), a educação religiosa insere-se em uma disciplina facultativa considerada “integrante da formação básica do cidadão”. Para sua realização, deve ser mantido o “respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil”, e estão proibidas “quaisquer formas de proselitismo [doutrinação]”.

Como a escola, de certa forma, é uma extensão da casa, é sua missão fortalecer todas as dimensões do aluno, incluindo os aspectos que serão fundamentais para a constituição de bons cidadãos e comprometidos com seu espaço de convivência e com o mundo em geral.

Normalmente, as famílias que procuram uma escola desse tipo têm a preocupação com um ensino consistente, capaz de oferecer o conhecimento necessário para um futuro pessoal e profissional brilhante, porém, sem separação dos valores humanos fundamentais.

Além disso, é muito comum as próprias famílias professarem a mesma fé da religião base da escola ou, no mínimo, se sentirem confortáveis com a abordagem educacional, independentemente da religião praticada pela família.

Todos os alunos devem ter a oportunidade de expressar a própria fé, já que o diálogo e o respeito à diversidade são pautas prioritárias na educação religiosa.

Diante de tantas distrações mundanas, em que valores de consumo desenfreado e apelos de culto à imagem são cada vez mais constantes, o resgate de valores humanos é indispensável à idealização de uma sociedade mais justa e igualitária.

Por isso, a educação religiosa voltada para crianças e adolescentes oferece uma série de valores que serão levados para toda a vida, exaltando respeito, união, amor, paciência, altruísmo, empatia e honestidade.

https://blog.cvdonline.com.br/educacao-religiosa

https://go.hotmart.com/K83225854F?dp=1 PG PRODUTO

Publicado por zetata694360

Coach de Saúde, bem estar e emagrecimento, com o legado de Farmacêutica. Adoro ajudar na Alfabetização tradicional, especial e Religiosa. A beleza e cuidados home Care são meus pontos fracos.

Deixe um comentário