A fitoterapia ou terapia pelas plantas é uma das mais antigas práticas terapêuticas da humanidade. Ela remonta há cerca de 8.500 a.c. e apresenta origens tanto no conhecimento popular (etnobotânica) como na experiência científica (etnofarmacologia).
As plantas contêm princípios ativos capazes de curar diversas doenças e foi a partir do reconhecimento destas propriedades terapêuticas que se deu o surgimento da medicina alopática moderna.

CHÁ VERDE
Nome Botânico: CameLlia sinensis (L) O. Kuntze.
Originalmente da China, o chá foi levado ao Japão através de monges que viajavam entre
os dois países. Curiosamente, o Chá Verde foi o único chá que se popularizou no Japão,
mas foi de maneira única, tornando-se a bebida mais consumida do país, superando
refrigerantes e bebidas alcoólicas é hoje a bebida não alcoólica mais consumida no mundo.
Várias propriedades farmacológicas adicionais têm sido experimentalmente atribuídas ao
Chá Verde, tais como: angioprotetora e anti-radicais livres, devido aos derivados
flavônicos, antimutagênica e antitumoral (Yoshizawa et al., 1987), pela presença de
compostos fenólicos; inibidora da absorção intestinal de colesterol exógeno (Bruneton,
1993; Rombi, 1991). Também tem efeito anti-inflamatório, protetor cardiovascular e o efeito antioxidante, que deve-se ao mecanismo de transferência de elétron destas para as ROS (espécies reativas de oxigênio), estabilizando estas substâncias. Também protege contra a ação do óxido nítrico tendo ação quelante de NO e peroxinitrilo, e também inibe a produção desse óxido pelo óxido nítrico sintetase (iNOS), suprimindo a indução de iNOS mediada porlipopolisacarídeos (LPS).
Um trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition, revista da Sociedade
Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos em dieta de emagrecimento que concluiu ao final do estudo que os pacientes que tomaram chá verde haviam queimado 4% a
mais de gordura do que aqueles que não consumiram a bebida. A explicação é que o Chá
Verde acelera bastante o metabolismo, o que faz com que seja contra-indicado para
pacientes com problemas cardíacos.
Os potes, sachês ou goles, a plantinha conta com Aos propriedades terapêuticas que se tornam ótimas aliadas para o bom funcionamento do organismo.
O preparo deve ser feito cuidadosamente considerando a quantidade e
o tempo de infusão, ou seja, 1 colher rasa do chá para cada xícara de água em ebulição,
deixando-se em infusão por quatro a oito minutos (tempo para os princípios ativos
passarem para a água). O consumo diário de 5 a 7 xícaras de chá promove efeitos
terapêuticos, ressaltando que o aquecimento pode levar a uma diminuição da
biodisponibilidade das catequinas (Barleta e Braga, 2007).

O chá verde é muito conhecido por sua ação anti-inflamatória – ou seja, é um ótimo meio para cuidar ainda mais da pele! E você já sabe: combate os radicais livres, que prejudicam as fibras de colágeno que dão sustentação e firmeza à derme, além de afetarem o bom funcionamento das células- ele contém flavonoides. https://boaforma.abril.com.br/beleza/beneficios-do-cha-verde-para-a-pele/ 11 MAR 2021, 14H08.
“Outras substâncias contidas no chá ajudam a repelir bactérias causadoras de espinhas e agem positivamente sobre outras estruturas da pele, melhorando a elasticidade, descamação e aspereza”. Maneiras de utilizar o chá verde para cuidados com a pele:
1. Para a área dos olhos, indico as compressas feitas com chá in natura. Basta mergulhar 3 colheres de chá verde em meio litro de água quente e deixar na geladeira para resfriar. Em seguida, umedeça dois algodões no chá gelado e coloque sobre os olhos por 15 minutos”;
2. Máscaras faciais
“Máscaras faciais à base de chá verde ajudam a hidratar e trazem a luminosidade da pele de volta. Outros benefícios são o auxílio na desintoxicação das células, limpeza e redução da oleosidade. Nesse tipo de produto o chá verde aparece como um sérum, que umedece uma máscara de tecido. Ela pode ser aplicada pelo menos uma vez por semana”;
3. Chá
“Por fim, ele pode ser consumido como um chá, de fato. A ingestão faz com que a pele seja tratada de dentro para fora, melhorando sua elasticidade e suavizando rugas. Além disso, a ação dos flavonoides melhora o fluxo sanguíneo e facilita o transporte de oxigênio e nutrientes para a derme.”

verifique: https://go.hotmart.com/N53134564M?dp=1
